PLATAFORMA TECNOLÓGICA
Apesar de não se tratar exclusivamente de softwares e hardwares, os projetos concebidos, elaborados, executados e acompanhados do BIM - Building Information Modeling, estão baseados em plataformas tecnológicas, de diversos fornecedores, alguns cercando apenas um uso e outros atuando em mais de um ou mesmo atuando em integração e interoperabilidade entre disciplinas e usos distintos.
A Organização buildingSMART formada por diversas empresas fornecedoras de
tecnologias voltadas para o BIM foi criada e trabalha atualmente pela qualidade,
engajamento e comunidade para o Open BIM dentro do setor global de ambientes
construídos.
Os padrões da Industry Foundation Class (IFC) foram os primeiros desenvolvidos pela buildingSMART para compartilhamento e troca de dados BIM em diferentes softwares. A buildingSMART atualiza o padrão da IFC e desenvolve outros padrões para atender às indústrias de construção e infraestrutura.
Segundo a buildingSMART, o openBIM é uma abordagem mundial para o projeto colaborativo, a realização e a operação de construções com base em padrões abertos e fluxos de trabalho, com iniciativa da própria buildingSMART e de vários fornecedores líderes de software que usam o buildingSMART Data Model. Assim o OpenBIM:
-
suporta um fluxo de trabalho aberto e transparente, permitindo que os membros do projeto participem independentemente das ferramentas de software que usam.
-
cria uma linguagem comum para processos amplamente referenciados, permitindo que a indústria e o governo adquiram projetos com envolvimento comercial transparente, avaliação comparável de serviços e garantia de qualidade de dados.
-
fornece dados de projeto permanentes para uso em todo o ciclo de vida do ativo, evitando múltiplas entradas dos mesmos dados e erros consequenciais.
Diversos são as tecnologias disponíveis para os usos BIM, alguns com alto nível de compatibilidade com os padrões definidos pelo buildingSMART outros com menor compatibilidade, alguns importando o padrão e outros exportando. Essas tecnologias são divididas para: projetos arquitetônicos, análise e simulação de desempenho energético, serviços, gerenciamento da construção, ferramentas de desenvolvimento, gerenciamento de instalações, modelagem em geral, SIG - Sistema de Informação Geográfica,projetos estruturais, dentre outros.
A lista pode ser acessada em: