

USOS BIM

USOS BIM
3D, 4D, 5D, 6D, 7D, ND?

A metodologia BIM cada dia mais têm se tornado um caminho sem volta para a indústria da construção devido à possibilidade de envolver todas as informações para a gestão do projeto, abrangendo todo o ciclo de vida da edificação.
​
As possibilidades de aplicação desta plataforma são extensas e são conhecidas como usos ou dimensões.
​
Além das dimensões convencionais, os sistemas BIM adotam mais quatro dimensões adicionais, que permitem envolver no projeto funções de tempo, custo, sustentabilidade e gestão.
​
3D
​
Trata-se de um modelo de dados com a apresentação do projeto em três dimensões, com a presença dos elementos geométricos e paramétricos necessários para seu posicionamento e caracterização.
​
Vários profissionais podem lançar suas informações no mesmo projeto, possibilitando a percepção dos conflitos e sua correção de forma mais ágil e eficiente. Com este modelo pronto é possível extrair as plantas e cortes de forma rápida e precisa.
​
4D
​
A quarta dimensão possibilita a criação e visualização do cronograma de obra, o que permite o planejamento e acompanhamento do progresso da obra garantindo um maior controle sobre os prazos de execução.
Além da possibilidade de criar todo o passo a passo da execução, o sistema permite programar, animar e simular todo sequenciamento da produção de cada etapa.
​
5D
​
Nesta dimensão o modelo poderá fazer a determinação do custo do projeto. Cada elemento é vinculado aos dados de custos unitários e quantitativos, com isto a cada alteração nas dimensões no sistema o orçamento é atualizado.
Ao associar ao tempo de execução é possível o acompanhamento das atividades a serem executadas e quantidade de receita necessária para conclui-las.
​
6D
​
O 6D do BIM está ligado a sustentabilidade, com ele é possível realizar análises, como por exemplo, de consumo de energia, ajudando no processo de escolha de instalações de alto desempenho.
​
7D
​
A sétima dimensão do BIM está relacionada ao gerenciamento de uso da edificação bem como sua manutenção e operação após o término da obra. Nesta dimensão é possível extrair especificações e status dos componentes, manuais operacionais, datas de manutenções preventivas e de garantia, dentre outros.
​
ND
​
Diversos autores não param na sétima dimensão indicando diversos usos novos que surgem à medida que os processos BIM evoluem. ​Com todas as possibilidades de usos do BIM é possível perceber não só uma mudança nas ferramentas utilizadas, mas sim uma mudança de filosofia, no modo de se projetar.​​
​